Sobre a Revista

Foco e escopo
Editada desde 1998 pela Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE), História Econômica & História de Empresas tem por objetivo disseminar conhecimento científico nas áreas de história econômica, história de empresas e história do pensamento econômico. A revista publica trabalhos inéditos, de autores nacionais ou estrangeiros, que se encontrem na interseção e na fronteira da pesquisa das referidas subáreas de história e economia. Publicação oficial de uma das mais relevantes associações acadêmicas brasileiras da área das ciências sociais, História Econômica & História de Empresas é reconhecida como o segundo periódico mais importante da América Latina na área de história econômica.

Processo de avaliação pelos pares
Os manuscritos são, primeiramente, examinados pela equipe editorial, que analisa seu enquadramento no escopo, no padrão e nas normas de publicação da revista. Caso não satisfaça tais condições, o trabalho pode ser previamente rejeitado nesta fase. Observados tais requisitos, o artigo é encaminhado, de forma anônima, a dois pareceristas externos, cujas avaliações cegas (double blind peer review) são disponibilizadas aos autores ao final do processo. A decisão final cabe à equipe editorial.

Periodicidade
Quadrimestral

Política de acesso livre
Com vistas à democratização do acesso ao conhecimento científico, a revista História Econômica & História de Empresas não cobra nenhum tipo de taxa ou encargo financeiro referente ao processo de submissão, avaliação, edição e publicação. Além disso, oferece acesso livre e imediato a todo seu conteúdo (licença Creative Commons CC BY).

Código de ética e boas práticas de publicação
Em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo COPE (Committee on Publication Ethics), que buscam regulamentar o código de ética de publicações científicas, a revista História Econômica & História de Empresas adota os seguintes procedimentos em sua política editorial, segundo os quais cabe aos:

- Autores: observar as Diretrizes para autores a fim de satisfazer todas as condições impostas para que a submissão do manuscrito possa ser avaliada por pares com vistas à publicação na revista. Artigos que violem o referido código de ética das publicações científicas, tais como plágio, fraude, submissões duplicadas, manuscritos já publicados, falsificação de informações, fabricação de resultados, autoria indevida ou fantasma, dentre outros, serão sumariamente rejeitados.

- Editores: analisar o enquadramento do trabalho no escopo, no padrão, no código de ética e nas normas de publicação da revista. Caso não satisfaça tais condições, o manuscrito pode ser previamente rejeitado nesta fase. Observados tais requisitos, deve-se encaminhá-lo a pareceristas anônimos especializados no respectivo tema do artigo, cujas avaliações são disponibilizadas aos autores ao final do processo. Por fim, garantir o anonimato de autores e avaliadores, tratando todos os manuscritos submetidos como documentos confidenciais.

- Avaliadores: observar eventuais conflitos de interesse caso se reconheça a autoria do trabalho em avaliação, o qual não deverá ser compartilhado ou debatido com terceiros. Além disso, deve-se analisar o artigo à luz dos critérios contidos no questionário de avaliação, cujas respostas balizarão a decisão editorial a ser emitida pelo avaliador. Por fim, também cabe ao avaliador identificar a possibilidade de infração do referido código de ética, tais quais as condutas acima arroladas.

Resolução de conflitos de interesses e violação do código de ética
Quando da submissão do artigo, os autores reconhecem explicitamente não possuir quaisquer conflitos de interesse de ordem pessoal, comercial, acadêmica ou financeira. Eventuais violações do código de ética devem ser enviadas ao editor-chefe, que as encaminhará à equipe editorial e, se necessário, à direção Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica para que sejam tomadas as medidas cabíveis. Caso haja necessidade, a revista se compromete a publicar correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpas.


Foto de capa: "As peneiras - colheita de Café" (Marc Ferrez, 1882. Vale do Paraíba, SP).
A ABPHE agradece a gentileza do Instituto Moreira Salles em conceder autorização para sua reprodução (Termo de Licenciamento de Imagem 437/2020).