A Sociologia Econômica e o Capitalismo em Schumpeter

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v28i1.1013

Resumen

O presente artigo almeja compreender o modo como Schumpeter aplicou a sociologia econômica para compreender o capitalismo, sendo ela um dos instrumentos analíticos que compõem a ciência econômica. Caracterizada como uma análise evolucionária e institucional dos fenômenos econômicos, a sociologia econômica na obra de Schumpeter é vista como uma vertente originada no programa de pesquisa historicista da Escola Histórica Alemã, com a qual teve contato. Elabora-se o modo como ele compreende o capitalismo enquanto realidade econômica-institucional específica cujo dinamismo, decorrente de causas endógenas, é entendido à luz da sociologia econômica, pontuando as transformações institucionais por que passam o capitalismo.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Pacheco Heringer, PUC-SP

Mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Áquilas Mendes

Professor Doutor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Publicado

2025-03-22

Cómo citar

PACHECO HERINGER, Bruno; MENDES, Áquilas. A Sociologia Econômica e o Capitalismo em Schumpeter. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 28, n. 1, 2025. DOI: 10.29182/hehe.v28i1.1013. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/1013. Acesso em: 31 mar. 2025.

Número

Sección

Artigos