Inversión extranjera y construcción de ferrocarriles en Colombia: the Panama Railroad Co. (1850-1903)
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v12i1.15Resumen
Em meados do século XIX, fica em evidência um dos processos de investimento estrangeiro de maior sucesso na América Latina e, em particular, na Colômbia, ao menos na perspectiva dos investidores estrangeiros. O processo em questão foi a construção e o início do funcionamento da Panama Railroad Co. Esta linha férrea foi construída em um tempo recorde de 5 anos e sua diferença em relação a outras ferrovias do país era que não tinha a intenção de fazer uma conexão entre os centros de produção de bens primários com o comércio internacional, mas que fosse desenhada e executada como uma rota entre os oceanos Atlântico e Pacífico. A Panama Railroad Co. foi uma das empresas mais lucrativas naquele momento e colocou em evidência os interesses econômicos e políticos dos Estados Unidos, não somente frente à América Latina, mas também frente aos competidores mais fortes na região: França, Inglaterra e Espanha. A empresa foi um dos monopólios de transporte mais importantes da época e significou um dos recursos fiscais mais relevantes para o governo colombiano, apresentando ao mesmo tempo uma profunda assimetria de poder entre os Estados Unidos e a Colômbia.
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