Captação e abastecimento de água na São Paulo de ontem e de hoje: continuidades e descontinuidades

  • Fábio Alexandre dos Santos Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo, Campus Osasco

Resumo

Este artigo se propõe a discutir o tema da captação de água destinada ao abastecimento da população da cidade de São Paulo e da Região Metropolitana de São Paulo. Sob a responsabilidade do governo do estado de São Paulo desde 1892, o artigo foca especialmente a continuidade de padrões de captação que foram reproduzidos ao longo do século XX, em paralelo às dinâmicas as transformações urbanas e econômicas que impuseram descontinuidades nos aspectos ligados à gestão da empresa encarregada da captação e distribuição e no aumento da demanda de água. Em meio a essas continuidades e descontinuidades, os custos sociais da falta d’água revelados pelo crescente aumento na sua demanda, em contraposição à ineficiente oferta, reproduzem desigualdades já instauradas na região, resultado de uma urbanização privada e desigual.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-02-16
Como Citar
SANTOS, F. A. DOS. Captação e abastecimento de água na São Paulo de ontem e de hoje: continuidades e descontinuidades. História Econômica & História de Empresas, v. 16, n. 1, 16 fev. 2014.
Seção
Artigos