Acumulação de fortuna e o negócio de fornecimento indireto de mão de obra escrava na Corte a partir do inventário de Vicente Pereira da Silva Porto (1865)

  • Carlos Engemann Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO
  • Adriana Ribeiro Ferreira da Silva Universidade Salgado de Oliveira/Mestranda
Palavras-chave: Escravidão urbana, ganho, Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo objetiva analisar o negócio de fornecimento indireto de mão de obra escrava na Corte a partir do inventário de Vicente Pereira da Silva Porto (1865). Sendo, sem dúvida, o caso deste empresário atípico, utilizar-se-á da sua bem sucedida trajetória como proprietário de escravos de ganho para tecer algumas considerações sobre os mecanismos envolvidos no fornecimento e utilização indireta de mão de obra cativa, seja pelo ganho, seja pelo aluguel. Serão considerados também alguns aspectos que estiveram envolvidos na construção da fortuna de Vicente Porto, como a possível compra de escravos no mercado clandestino, eventualmente com alteração da etnia dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Engemann, Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO

Possui graduação, mestrado e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor pesquisador da Universidade Salgado de Oliveira e professor titular do Instituto de Teologia do Rio de Janeiro. É autor do livro De laços e de nós, sobre a formação de comunidades escravas em fazendas da Província do Rio de Janeiro, além de ter participado na organização de outras obras, sendo a mais recente Santa Cruz: de legado dos jesuítas a pérola da Coroa, com a profa Marcia Amantino. Também é autor de vários artigos publicados em revistas científicas e capítulos de livros. 

Adriana Ribeiro Ferreira da Silva, Universidade Salgado de Oliveira/Mestranda
Ingressou no mestrado em história do Brasil da UNIVERSO em 2013.
Publicado
2015-11-13
Como Citar
ENGEMANN, C.; FERREIRA DA SILVA, A. R. Acumulação de fortuna e o negócio de fornecimento indireto de mão de obra escrava na Corte a partir do inventário de Vicente Pereira da Silva Porto (1865). História Econômica & História de Empresas, v. 18, n. 1, 13 nov. 2015.
Seção
Artigos