A economia e a filosofia moral de Adam Smith: uma abordagem integral de seus escritos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v18i2.374

Palabras clave:

Adam Smith, RN, TSM, economia, filosofia moral

Resumen

Este artigo apresenta breves considerações sobre as obras mais relevantes de Adam Smith, a Riqueza das Nações (RN) e a Teoria dos Sentimentos Morais (TSM), salientando ser a primeira extensão da segunda, ambas devendo ser interpretadas conjuntamente. A RN revela a visão do autor a respeito da economia, enquanto a TSM expõe seus posicionamentos sobre a ética. Valendo-se do método indutivo, Smith contribuiu para a delimitação da economia, auxiliando a emancipá-la da filosofia moral, mas sem dissociá-las. Atribuir à Smith responsabilidade pela difusão da doutrina liberal irrestrita deriva da interpretação parcial de seus escritos. É preciso resgatar o legado do autor quanto a sua filosofia moral e as inquestionáveis conexões estabelecidas entre esta e sua visão da economia, abordando, portanto, sua obra em uma dimensão integral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliano Vargas, Universidade Federal do Espírito Santo

Cursando Mestrado Acadêmico em Teoria Econômica pela Universidade Federal do Espírito Santo, onde participa como estudante-pesquisador do Grupo de Estudos de Macroeconomia (GREM) e do Grupo de Estudo de Economia da Cultura, Comunicação, Informação e Conhecimento (GEECCIC). Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Bacharelado e Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (2007).

Publicado

2016-05-24

Cómo citar

VARGAS, Juliano. A economia e a filosofia moral de Adam Smith: uma abordagem integral de seus escritos. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 18, n. 2, 2016. DOI: 10.29182/hehe.v18i2.374. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/374. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos