“Transportando fortunas para povoar deserta e inculta campanha”: brasileiros e produção pecuária no norte do Uruguai em meados do Século XIX

  • Carla Menegat Instituto Federal Sul-Riograndense

Resumo

Em 1850 o governo Imperial brasileiro, através de suas autoridades militares na fronteira da Província do Rio Grande do Sul com o Estado Oriental do Uruguai, listou 1353 propriedades pertencentes a brasileiros no país vizinho. À produção dessa lista, se seguiu a intervenção militar conhecida como Campanha contra Oribe e Rosas, que levaria ao fim da Guerra Grande no Uruguai em 1851 e à assinatura de uma série de cinco tratados entre os dois países que privilegiariam os pecuaristas brasileiros estabelecidos na campanha norte oriental. Observando essa lista como parte de uma relação entre produtores de gado brasileiros residentes no Uruguai, autoridades daquele país e do Império, o objetivo da pesquisa a ser apresentada foi discutir o impacto da presença desses pecuaristas no país vizinho, em termos da constituição de redes de comércio e produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-07-17
Como Citar
MENEGAT, C. “Transportando fortunas para povoar deserta e inculta campanha”: brasileiros e produção pecuária no norte do Uruguai em meados do Século XIX. História Econômica & História de Empresas, v. 23, n. 1, p. 63-95, 17 jul. 2020.
Seção
Artigos