A mão do rei pela conquista: a instauração da Provedoria da Fazenda Real do Rio Grande (c. 1601-1633)

King’s hand through the conquest: the stablishment of Royal Treasury of Rio Grande (c. 1601-1633)

  • Lívia Brenda da Silva Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Elenize Trindade Pereira Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja

Resumo

O estabelecimento da administração fazendária na capitania do Rio Grande ocorreu ainda no início do século XVII e é entendido aqui como parte de um processo de conquista que teve início com a chegada dos conquistadores na capitania. Este período foi marcado pela instalação de aparatos administrativos que representavam a ação da Coroa na capitania – dentre elas a tríade: Igreja, Gente de Guerra e Fazenda. Assim, analisa-se neste artigo a conjuntura de fundação das bases fiscais no Rio Grande, como parte de uma série de políticas dos Filipes para o Estado do Brasil no contexto da União das Coroas. A criação da Provedoria da Fazenda Real do Rio Grande é dividida em dois principais momentos: a fase inicial de estabelecimento e o período de consolidação.

Palavras-chave: Rio Grande; Fiscalidade; Provedoria da Fazenda Real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Brenda da Silva Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros. Integrante do Laboratório de Experimentação em História Social (LEHS-UFRN) e do grupo de pesquisa Sociedade, Território e Identidade. Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Elenize Trindade Pereira, Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja

Professora substituta da Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja. Integrante do Laboratório de Experimentação em História Social (LEHS-UFRN). Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Publicado
2019-12-19
Como Citar
DA SILVA BARBOSA, L. B.; TRINDADE PEREIRA, E. A mão do rei pela conquista: a instauração da Provedoria da Fazenda Real do Rio Grande (c. 1601-1633). História Econômica & História de Empresas, v. 22, n. 2, 19 dez. 2019.
Seção
Artigos