Frédéric Mauro e a escola dos Annales: da história econômica à “ciência econômica do passado”

Autores/as

  • Roberto Pereira Silva Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v23i1.735

Resumen

Frédéric Mauro (1921-2001), historiador econômico francês é considerado um seguidor e difusor da escola dos Annales no Brasil. O artigo examina sua concepção de história econômica, colocando-a em diálogo com a escola historiográfica francesa, sobretudo com Fernand Braudel. Para tanto, recuperamos a recepção crítica de sua tese de doutorado, Le Portugal et l’Atlantique au XVIIième sciècle: étude économique publicada em 1960. Em seguida, apresentamos sua concepção de história econômica, destacando o diálogo que propõe entre a História e a teoria econômica. Após discussão desses elementos, fazemos uma breve comparação entre sua concepção de história econômica e a de Fernand Braudel.

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Biografía del autor/a

Roberto Pereira Silva, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Universidade Federal de Alfenas

Professor Adjunto no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas. Possui graduação em História - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2006). Mestre em História Econômica pelo Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento do Instituto de Economia da Universidade de Campinas. Doutor pelo o programa de História Econômica da Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. Suas pesquisas se concentram nos campos da historiografia econômica, focalizando na produção brasileira no período 1930-1964, com ênfase na obra de Celso Furtado. No momento trabalha as relações entre história e teoria econômica como chave interpretativa para o surgimento da teoria do desenvolvimento de Celso Furtado.

Publicado

2020-07-17

Cómo citar

SILVA, Roberto Pereira. Frédéric Mauro e a escola dos Annales: da história econômica à “ciência econômica do passado”. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 7–37, 2020. DOI: 10.29182/hehe.v23i1.735. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/735. Acesso em: 18 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos