Frédéric Mauro e a escola dos Annales: da história econômica à “ciência econômica do passado”

Frédéric Mauro and the Annales school

  • Roberto Pereira Silva Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Universidade Federal de Alfenas

Resumen

Frédéric Mauro (1921-2001), historiador econômico francês é considerado um seguidor e difusor da escola dos Annales no Brasil. O artigo examina sua concepção de história econômica, colocando-a em diálogo com a escola historiográfica francesa, sobretudo com Fernand Braudel. Para tanto, recuperamos a recepção crítica de sua tese de doutorado, Le Portugal et l’Atlantique au XVIIième sciècle: étude économique publicada em 1960. Em seguida, apresentamos sua concepção de história econômica, destacando o diálogo que propõe entre a História e a teoria econômica. Após discussão desses elementos, fazemos uma breve comparação entre sua concepção de história econômica e a de Fernand Braudel.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Roberto Pereira Silva, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Universidade Federal de Alfenas
Professor Adjunto no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas. Possui graduação em História - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2006). Mestre em História Econômica pelo Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento do Instituto de Economia da Universidade de Campinas. Doutor pelo o programa de História Econômica da Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. Suas pesquisas se concentram nos campos da historiografia econômica, focalizando na produção brasileira no período 1930-1964, com ênfase na obra de Celso Furtado. No momento trabalha as relações entre história e teoria econômica como chave interpretativa para o surgimento da teoria do desenvolvimento de Celso Furtado.
Publicado
2020-07-17
Cómo citar
SILVA, R. P. Frédéric Mauro e a escola dos Annales: da história econômica à “ciência econômica do passado”. História Econômica & História de Empresas, v. 23, n. 1, p. 7-37, 17 jul. 2020.
Sección
Artigos