Intérpretes do Brasil: influências na origem do pensamento econômico brasileiro

Interpreters of Brazil: Influences on the origin of Brazilian Economic Thought

Resumen

O final do século XIX e o início do século XX foram marcados por uma profusão de tentativas de dar um significado autônomo à sociabilidade que funcionava no interior das fronteiras do que se entendia como Brasil. Descobrir o sentido do Brasil era algo tão forte no pensamento social da época que as expressões econômicas, políticas e artísticas foram marcadas por esta questão, sem necessariamente buscarem uma referência nacionalista ou xenófoba, apesar de em alguns casos passar por elas. Tomando como referência o tempo histórico entre os movimentos abolicionistas e a Era Vargas, o objetivo deste texto é recuperar no pensamento dos intérpretes do Brasil os elementos da configuração das estruturas econômico-sociais brasileiras que ganham centralidade em suas visões sobre o Brasil e influenciam a origem do pensamento econômico brasileiro.

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Biografía del autor/a

Carla Curty, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora do Instituto Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ITR-UFRRJ), pesquisadora do Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA – IE/UFRJ-UFRRJ) e do Coletivo Marxista da Rural (MAR – UFRRJ). E-mail: carla_curty@yahoo.com.br.

Maria Malta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ). Coordenadora do Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA – IE/UFRJ-UFRRJ). E-mail: mariammalta@yahoo.com.br.

Bruno Borja, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM/UFRRJ), pesquisador do Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA – IE/UFRJ-UFRRJ) e do Coletivo Marxista da Rural (MAR – UFRRJ). E-mail: borja.bruno@gmail.com.

Publicado
2021-06-21
Cómo citar
CURTY, C.; MALTA, M.; BORJA, B. Intérpretes do Brasil: influências na origem do pensamento econômico brasileiro. História Econômica & História de Empresas, v. 24, n. 2, p. 463-489, 21 jun. 2021.
Sección
Artigos