Uma economia em transição: a economia e a alocação de riqueza na antiga Vila de São sebastião do Ribeirão Preto, década de 1870
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v10i2.80Resumen
Neste trabalho, estudam-se, para a década de 1870, a economia e a alocação de riqueza na antiga vila de São Sebastião do Ribeirão Preto. A fonte documental utilizada são os inventários post-mortem da localidade. Nesse período, o pequeno núcleo urbano passou por uma série de transformações, que foram essenciais na preparação do que se tornaria um dos principais núcleos produtores de café do interior paulista no último quartel do século XIX. Os diversos bens encontrados no corpus documental considerado foram agrupados em cinco categorias — bens imóveis, escravos, animais, bens móveis e dívidas ativas — e os valores, originalmente expressos em mil-réis, foram transformados em libras esterlinas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, concedendo à revista apenas o direito de sua primeira publicação. Além disso, têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para a versão do trabalho publicada nesta revista, desde que reconhecida a publicação inicial neste periódico.