Uma economia em transição: a economia e a alocação de riqueza na antiga Vila de São sebastião do Ribeirão Preto, década de 1870

  • Luciana Suarez Lopes

Resumo

Neste trabalho, estudam-se, para a década de 1870, a economia e a alocação de riqueza na antiga vila de São Sebastião do Ribeirão Preto. A fonte documental utilizada são os inventários post-mortem da localidade. Nesse período, o pequeno núcleo urbano passou por uma série de transformações, que foram essenciais na preparação do que se tornaria um dos principais núcleos produtores de café do interior paulista no último quartel do século XIX. Os diversos bens encontrados no corpus documental considerado foram agrupados em cinco categorias — bens imóveis, escravos, animais, bens móveis e dívidas ativas — e os valores, originalmente expressos em mil-réis, foram transformados em libras esterlinas.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-07-11
Como Citar
LOPES, L. S. Uma economia em transição: a economia e a alocação de riqueza na antiga Vila de São sebastião do Ribeirão Preto, década de 1870. História Econômica & História de Empresas, v. 10, n. 2, 11 jul. 2012.
Seção
Artigos