Industrialização e seus impactos na urbanização do interior paulista: uma análise comparada de Americana, Piracicaba e Santa Barbara d' Oeste
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v12i1.11Resumo
O século XX marca a evolução do Brasil para uma economia industrial e moderna, evolução essa particularmente intensificada na década de 1970, com o processo de modernização autoritária. Sob o comando do Estado, os Planos Nacionais de Desenvolvimento (I e II PNDs) postulavam elevar o país à condição de potência mundial, implicando mudanças, como a intensificação dos fluxos migratórios e a urbanização intensa. Destacadamente, três eventos foram responsáveis pelas transformações urbanas mais impactantes: o esforço exportador, o Proálcool e as políticas de desconcentração industrial. O propósito do artigo é interpretar, comparativamente, os processos de industrialização e seus efeitos na urbanização de três cidades do interior do estado de São Paulo: Americana, Piracicaba e Santa Bárbara d'Oeste.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, concedendo à revista apenas o direito de sua primeira publicação. Além disso, têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para a versão do trabalho publicada nesta revista, desde que reconhecida a publicação inicial neste periódico.