Industrialização e seus impactos na urbanização do interior paulista: uma análise comparada de Americana, Piracicaba e Santa Barbara d' Oeste

  • Eliana T. Terci

Resumo

O século XX marca a evolução do Brasil para uma economia industrial e moderna, evolução essa particularmente intensificada na década de 1970, com o processo de modernização autoritária. Sob o comando do Estado, os Planos Nacionais de Desenvolvimento (I e II PNDs) postulavam elevar o país à condição de potência mundial, implicando mudanças, como a intensificação dos fluxos migratórios e a urbanização intensa. Destacadamente, três eventos foram responsáveis pelas transformações urbanas mais impactantes: o esforço exportador, o Proálcool e as políticas de desconcentração industrial. O propósito do artigo é interpretar, comparativamente, os processos de industrialização e seus efeitos na urbanização de três cidades do interior do estado de São Paulo: Americana, Piracicaba e Santa Bárbara d'Oeste.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-07-18
Como Citar
TERCI, E. T. Industrialização e seus impactos na urbanização do interior paulista: uma análise comparada de Americana, Piracicaba e Santa Barbara d’ Oeste. História Econômica & História de Empresas, v. 12, n. 1, 18 jul. 2012.
Seção
Artigos