Bases históricas da instabilidade da economia soviética: um retorno aos anos trinta

  • Victor Meyer

Resumo

As considerações presentes neste trabalho justificam-se nesse contexto, ainda que estejam limitadas a um escopo bastante específico: o de discutir, na sua fase formativa, na confluência das décadas de 1920 e 30, sobretudo nos anos trinta — portanto, já naquele momento primordial de sua gênese — a fragilidade do sistema soviético, e a sua dependência face a um sistema extra-econômico de coação.

Pretende-se argumentar que, durante aquele período crítico, já se configuraram as bases mantidas pelo sistema ao longo de toda sua existência. Isto se deu quando a dinâmica da planificação socialista emergia sob a ação de forças hostis originárias do resto do mundo, e de dentro do próprio mundo soviético, caracterizando uma incidência simultaneamente geral de relações preexistentes, que mal permitem a visualização das bases econômicas originais e especificamente vinculadas à URSS. E também que, naquelas condições, a economia soviética já se projetava como um Socialismo de Estado, incapaz de se movimentar sem ser sustentado por uma malha coercitiva onipresente, cercando todos os níveis da produção econômica.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-07-19
Como Citar
MEYER, V. Bases históricas da instabilidade da economia soviética: um retorno aos anos trinta. História Econômica & História de Empresas, v. 3, n. 2, 19 jul. 2012.
Seção
Artigos