Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v6i1.204Resumo
Os quatro primeiros artigos deste décimo número de nossa Revista trazem à baila alguns importantes elementos constitutivos das raízes históricas da economia e da sociedade do Brasil contemporâneo. O papel do Estado no desenvolvimento econômico do País é discutido em perspectiva comparada no texto de abertura. A valorização do apoio à indústria nacional por um de seus primeiros e mais articulados defensores é apresentada no segundo. Já o terceiro trata da urbanização acelerada e da intensa modernização da infra-estrutura física e dos modos de vida de uma das nossas principais metrópoles, a antiga Capital Federal, na época do início da eletrificação de seus sistemas de iluminação, transportes, telecomunicações e produção industrial. Tudo isto sem esquecer o exame, no quarto artigo, das origens do consumo de massa de uma das principais marcas da cerveja nossa de cada dia...
Por sua vez, os dois artigos restantes inserem-se na tradição já firmada de valorização de nossa perspectiva internacional, inclusive prestigiando a colaboração de autores de outros países. Um deles estuda a atuação da empresa de aviação espanhola Iberia no transporte intercontinental de passageiros da América Latina durante as décadas de 1960 e 1970. Enquanto que o outro volta-se para a mais remota Antigüidade, analisando as concepções econômicas vigentes no Egito dos faraós, e comprovando que a historiografia econômica é aplicável à trajetória de todas as civilizações em qualquer latitude.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, concedendo à revista apenas o direito de sua primeira publicação. Além disso, têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para a versão do trabalho publicada nesta revista, desde que reconhecida a publicação inicial neste periódico.