O que pensam os pensadores da economia no Brasil? Um estudo empírico sobre a produção em História do Pensamento Econômico e Metodologia no Brasil – 2004-2013

  • Emmanoel Boff UFF
  • Conrado Krivochein UFBA

Resumo

O presente estudo investigou a produção em HPE/Metodologia no Brasil entre os anos de 2004-2013 a partir dos artigos apresentados nos congressos da ANPEC e da SEP. Os objetivos principais do trabalho foram: 1. verificar se há uma possível influência da HPE/Metodologia em outras subáreas da economia; 2. e quantificar os principais teóricos estudados pelos pesquisadores brasileiros. Verificou-se que há, efetivamente, influência de autores de HPE/Metodologia em outras áreas, principalmente no congresso da SEP e, em menor grau, na ANPEC. Verificou-se ainda que os pesquisadores brasileiros de HPE/Metodologia concentram fortemente seus estudos em autores clássicos (Smith, Marx, Keynes, Furtado). Ao mesmo tempo, identificamos uma enorme dispersão de autores menores referenciados nos artigos apresentados nos Congressos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-10-03
Como Citar
BOFF, E.; KRIVOCHEIN, C. O que pensam os pensadores da economia no Brasil? Um estudo empírico sobre a produção em História do Pensamento Econômico e Metodologia no Brasil – 2004-2013. História Econômica & História de Empresas, v. 19, n. 1, 3 out. 2016.
Seção
Artigos