O fracasso do trabalho assalariado na agricultura fluminense: diplomacia, capitalismo e a imigração asiática (década de 1890)

  • Daniel de Pinho Barreiros Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Economia

Resumo

Após a extinção do trabalho escravo no Brasil, severos entraves na economia agrícola fluminense foram finalmente evidenciados: a perda de competitividade, somada à perda de vocação produtiva, bem como a escassez de força de trabalho. Este artigo analisa o fracasso do projeto, conduzido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com investidores privados, de suprir a agricultura de trabalho barato, através da importação de coolies chineses. Defendemos que a impossibilidade de retenção de assalariados livres a serviço do latifúndio monocultor se deveu à pressão exercida pela fronteira agrícola aberta e pela expansão das áreas urbanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel de Pinho Barreiros, Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Economia
Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado em História pela mesma instituição. Atualmente é Professor Adjunto de História Econômica do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ), e do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (IE-UFRJ)
Publicado
2016-10-03
Como Citar
BARREIROS, D. DE P. O fracasso do trabalho assalariado na agricultura fluminense: diplomacia, capitalismo e a imigração asiática (década de 1890). História Econômica & História de Empresas, v. 19, n. 1, 3 out. 2016.
Seção
Artigos