A trajetória da família Pinto de Miranda pelo império português: ascensão econômica e social (segunda metade do século XVIII)
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v22i2.670Resumo
O artigo analisa a história de vida dos irmãos Antônio Pinto de Miranda e Baltazar Pinto de Miranda, que se tornaram importantes homens de negócios do Império português durante a segunda metade do século XVIII. Para tanto, analisamos fontes primárias que permitiram a reconstituição de suas trajetórias, mediante uma abordagem metodológica nominativa, voltada para o estudo de caso e para uma análise qualitativa das fontes. Sendo assim, a ênfase de nossa pesquisa se voltou para o levantamento de uma documentação que permitiu avaliar tanto o processo como os elementos que nortearam a ascensão econômica e social de nossos personagens à elite mercantil portuguesa, como, por exemplo, funções em cargos administrativos e aquisição de insígnias que conferiam distinção social, a fim de conjugar os resultados da pesquisa com o contexto de que foi parte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, concedendo à revista apenas o direito de sua primeira publicação. Além disso, têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para a versão do trabalho publicada nesta revista, desde que reconhecida a publicação inicial neste periódico.