A trajetória de internacionalização da Petrobras na indústria de petróleo e derivados

Autores

  • Armando Dalla Costa

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v12i1.10

Resumo

A Petrobras é a maior empresa estatal brasileira e tem uma sólida trajetória de internacionalização. À luz das teorias de internacionalização da firma, busca-se aqui entender como a empresa cresceu no mercado interno e se enveredou nos mercados internacionais. Para localizar a discussão, resgatamos primeiro o início e o desenvolvimento da firma no mercado interno. Na sequência, verificamos como se deu sua ramificação internacional para três grandes áreas geográficas (América, Eurásia e África), num contexto de disputa global pelo petróleo, via concessões de exploração e atividades de refino e distribuição. Nota-se que a principal fonte de receita da empresa continua sendo o mercado brasileiro, mas sua inserção nos mercados internacionais tem crescido em termos absolutos e também se sofisticado, passando de uma busca por insumos para a expansão das vendas de produtos finais e de tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-18

Como Citar

COSTA, Armando Dalla. A trajetória de internacionalização da Petrobras na indústria de petróleo e derivados. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 12, n. 1, 2012. DOI: 10.29182/hehe.v12i1.10. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/10. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos