A navegação na bacia do Paraná e a integração do antigo sul de Mato Grosso ao mercado nacional

Autores

  • Paulo Roberto Cimó Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v7i1.172

Resumo

Este trabalho trata da navegação comercial na bacia do Alto Paraná, em território do antigo sul de Mato Grosso (que corresponde atualmente ao estado de Mato Gros so do Sul), durante a 1ª metade do século XX. Abordando-se especialmente a região situada ao sul da linha da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (caracterizada pelas atividades da pecuária bovina e da extração de erva-mate), procura-se mostrar que nesta região, dada a ausência de outras ferrovias e a imprestabilidade das estradas de rodagem, a navegação fluvial desempenhou, por algum tempo, um papel econômico relativamente importante, em articulação com as ferrovias paulistas (sobretudo a Soroca-bana). Constituiu, por um lado, parte do esforço de expansão do capital sediado no pólo paulista, facilitando o abastecimento da região com gêneros de consumo, aí incluídos produtos tanto da indústria como da agricultura paulista. Por outro lado, permitiu a exportação de erva-mate, tanto via São Paulo como, principalmente, via Baixo Paraná, em direção ao mercado argentino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

QUEIROZ, Paulo Roberto Cimó. A navegação na bacia do Paraná e a integração do antigo sul de Mato Grosso ao mercado nacional. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 7, n. 1, 2012. DOI: 10.29182/hehe.v7i1.172. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/172. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos