Acumulação de fortuna e o negócio de fornecimento indireto de mão de obra escrava na Corte a partir do inventário de Vicente Pereira da Silva Porto (1865)
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v18i1.332Palavras-chave:
Escravidão urbana, ganho, Rio de JaneiroResumo
Este artigo objetiva analisar o negócio de fornecimento indireto de mão de obra escrava na Corte a partir do inventário de Vicente Pereira da Silva Porto (1865). Sendo, sem dúvida, o caso deste empresário atípico, utilizar-se-á da sua bem sucedida trajetória como proprietário de escravos de ganho para tecer algumas considerações sobre os mecanismos envolvidos no fornecimento e utilização indireta de mão de obra cativa, seja pelo ganho, seja pelo aluguel. Serão considerados também alguns aspectos que estiveram envolvidos na construção da fortuna de Vicente Porto, como a possível compra de escravos no mercado clandestino, eventualmente com alteração da etnia dos mesmos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, concedendo à revista apenas o direito de sua primeira publicação. Além disso, têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para a versão do trabalho publicada nesta revista, desde que reconhecida a publicação inicial neste periódico.