A indústria de transformação no Sul de Minas Gerais, 1907-1937

  • Michel Deliberali Marson Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal de Alfenas
Palavras-chave: indústria, região Sul, Minas Gerais

Resumo

O objetivo do artigo é estudar a indústria de transformação em Minas Gerais em seus aspectos regionais e históricos, tendo como foco a região do Sul de Minas Gerais entre 1907 e 1937. O trabalho analisará a evolução da indústria de transformação em um período de formação industrial na região. O artigo trata de uma parte da indústria geralmente pouco estudada pela literatura para entender sua evolução no contexto regional, identificando sua importância para a economia local. A explicação para a incipiente indústria no Sul de Minas Gerais no início do século XX pode ser resgatada da determinação econômica da região no século XIX, ligada a uma economia para o atendimento de um mercado local ou regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel Deliberali Marson, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal de Alfenas
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e doutorado em Economia (Economia do Desenvolvimento) pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal de Alfenas (campus Varginha). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Brasileira, História Econômica, Desenvolvimento Econômico e Macroeconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria, tecnologia e bens de capital. 
Publicado
2017-07-31
Como Citar
MARSON, M. D. A indústria de transformação no Sul de Minas Gerais, 1907-1937. História Econômica & História de Empresas, v. 20, n. 1, 31 jul. 2017.
Seção
Artigos