Estado, transportes e desenvolvimento regional: a era rodoviária em Minas Gerais, 1945-1982

A era rodoviária em Minas Gerais, 1945-1982

Autores

  • Miguel Victor Tavares Lopes UFMG
  • Marcelo Magalhães Godoy

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v22i2.579

Resumo

O objetivo principal é o estudo da era rodoviária de Minas Gerais, entre o imediato pós Segunda Guerra e o final do regime militar. São examinados os fatores internos e externos que condicionaram a implantação da mais extensa malha de estradas de rodagem do Brasil, e segundo periodização que capta as flutuações e ciclos do processo de constituição de sistema de transportes integrado. Analisa-se a expansão da infraestrutura rodoviária segundo as matrizes econômicas, técnicas e políticas que presidiram a segunda modernização dos transportes, assim como a dinâmica de concessão, financiamento e construção das vias. Concluiu-se que o rodoviarismo mineiro foi fundamental para a consolidação da inserção periférica do estado na divisão inter-regional do trabalho de mercado nacional integrado. Minas Gerais foi cortada por importantes troncos rodoviários nacionais e beneficiou-se de forma secundária da malha viária, se pautando por garantir o acesso dos centros regionais mineiros aos corredores federais.

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

LOPES, Miguel Victor Tavares; GODOY, Marcelo Magalhães. Estado, transportes e desenvolvimento regional: a era rodoviária em Minas Gerais, 1945-1982: A era rodoviária em Minas Gerais, 1945-1982. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 22, n. 2, 2019. DOI: 10.29182/hehe.v22i2.579. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/579. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos