A expansão das fronteiras econômicas dos Estados Unidos: o “anticolonialismo imperial” e a disputa pelo mercado chinês na interpretação historiográfica revisionista

Palavras-chave: revisionismo, anticolonialismo, Open Doors Policy, política externa norte-americana, China

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a interpretação da corrente historiográfica revisionista sobre as transformações na política externa conduzida pelos Estados Unidos, na virada do século XIX para o século XX (1890-1909). O texto retoma a análise desenvolvida pelos historiadores revisionistas William Appleman Williams e Walter LaFeber sobre o “anticolonialismo imperial” engendrado pelos Estados Unidos no processo de disputa pela abertura do mercado chinês. O trabalho defende que a política externa norte-americana radicada nos princípios da “Open Doors Policy” está na origem dos conflitos com as tradicionais potências imperialistas que competiam pelo controle e pela influência sobre as prósperas fronteiras econômicas da China. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Alves Combat, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Professor Adjunto na graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (DGEI-UFRJ).
Publicado
2018-12-27
Como Citar
COMBAT, F. A. A expansão das fronteiras econômicas dos Estados Unidos: o “anticolonialismo imperial” e a disputa pelo mercado chinês na interpretação historiográfica revisionista. História Econômica & História de Empresas, v. 21, n. 2, 27 dez. 2018.
Seção
Artigos