Rua Riachuelo, 42: a pensão de Angelina Ilha e os negócios da prostituição no extremo Sul do Brasil (1915-1922)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v27i1.922

Resumo

O artigo traz contribuição para a compreensão da prostituição enquanto prática econômica no início do século XX, na cidade de Santa Maria. Para isso, lançamos nosso olhar sobre a "casa de tolerância" de Angelina Ilha. Por meio da análise de três processos-crime que envolvem direta ou indiretamente este local de negócios, observamos como uma mulher organizava a exploração de prostitutas por meio do aluguel de quartos em uma pensão, quais suas estratégias de gestão de seus negócios e de atuação em um mercado ilícito e que envolvia atividades criminosas. Outras fontes como almanaques da região e exemplares do principal jornal da cidade nos ajudaram a compreender a dinâmica da cidade onde um grande número de mulheres praticava as mais diversas formas de comercialização de sexo. O olhar para os aspectos econômicos mostra que a história econômica pode dar importantes contribuições para a compreensão do fenômeno, como iluminar a agência de mulheres gerindo negócios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Augusto Ebling Farinatti, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Departamento e do Programa do Pós-Graduação História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em Paris, França. Possui mestrado História do Brasil pela PUCRS e graduações em História e em Direito pela UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq "Sociedade e hierarquias no Brasil Meridional (1750-1930)". Desenvolve pesquisas sobre a História do Brasil do século XIX, atuando principalmente nos seguintes temas: História agrária, hierarquias sociais, história da família, fronteira, história urbana e construção do Estado no Brasil.

Downloads

Publicado

2024-05-30

Como Citar

SANTOS, João Manuel Casquinha Malaia; FARINATTI, Luis Augusto Ebling. Rua Riachuelo, 42: a pensão de Angelina Ilha e os negócios da prostituição no extremo Sul do Brasil (1915-1922). História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 207–234, 2024. DOI: 10.29182/hehe.v27i1.922. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/922. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos