o monopólio nos esportes: uma comparação da organização dos esportes comercializáveis nos estados unidos, na inglaterra e no brasil (1870-1920)
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v15i2.229Palavras-chave:
História Econômica dos Esportes. História dos Esportes. Ligas Esportivas. Monopólio. CapitalismoResumo
Ainda são poucos os estudos no Brasil que se dedicam a analisar o passado da organização dos esportes enquanto mercadoria nesse país. O presente estudo tem como objetivo comparar a estrutura econômica organizada para a comercialização dos esportes mais populares dos Estados Unidos, da Inglaterra e do Brasil, com foco na cidade do Rio de Janeiro, na virada do século XIX para o XX. Parto da hipótese de que a comparação das características econômicas, sociais e geográficas de cada país com as soluções adotadas para a gestão dos esportes como mercadoria podem revelar aspectos importantes da economia dos esportes. Procura-se contribuir para um melhor entendimento da organização dos esportes dentro da lógica capitalista com apoio da metodologia comparativa e com conceitos da teoria econômica, vista como permeável às manifestações sociais, políticas e culturais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SANTOS, João Manuel Casquinha Malaia. o monopólio nos esportes: uma comparação da organização dos esportes comercializáveis nos estados unidos, na inglaterra e no brasil (1870-1920). História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 15, n. 2, 2013. DOI: 10.29182/hehe.v15i2.229. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/229. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, concedendo à revista apenas o direito de sua primeira publicação. Além disso, têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para a versão do trabalho publicada nesta revista, desde que reconhecida a publicação inicial neste periódico.