Ensino e pesquisa em história econômica: perfil docente e das disciplinas de história econômica nos cursos de graduação de Economia no Brasil

Authors

  • Alexandre Macchione Saes Departamento de Economia - FEA/USP, Bolsista CNPq.
  • Rômulo Felipe Manzatto Mestrando em Ciência Política pelo DCP/USP.
  • Euler Santos de Sousa Graduando em Economia pela FEA/USP

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v18i2.414

Keywords:

História Econômica, ensino de graduação, perfil docente, bibliometria, metodologia.

Abstract

O objetivo deste artigo é avaliar o perfil das disciplinas de História Econômica oferecidas nos cursos de graduação em economia no Brasil. Parte-se do pressuposto de que a construção das disciplinas de graduação, ainda que objetivamente delimitadas pelos programas de seus cursos, abre um espaço para a subjetividade dos professores por meio da seleção de suas bibliografias. Esta seleção que define o perfil de cada disciplina reflete a formação dos professores e o sentido que eles buscam dar ao curso. Assim, visando explicitar as variáveis que possam influenciar na construção dessas ementas, buscou-se também avaliar a formação dos docentes que lecionam disciplinas de história econômica nos cursos de Economia, com o intuito de traçar seus perfis e a influência dessa formação na construção do conhecimento disseminado em nossas Universidades.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alexandre Macchione Saes, Departamento de Economia - FEA/USP, Bolsista CNPq.

Professor do Departamento de Economia - FEA/USP e do Programa de Pós-Graduação em História Econômica - FFLCH/USP, Doutor em Economia pela Unicamp e Cientistas Social pela Unesp/Araraquara.

Rômulo Felipe Manzatto, Mestrando em Ciência Política pelo DCP/USP.

 Graduado em Economia pela FEA/USP, mestrando em Ciência Política pelo DCP/USP.

Euler Santos de Sousa, Graduando em Economia pela FEA/USP

Graduando em Economia pela FEA/USP

Published

2016-05-24

How to Cite

SAES, Alexandre Macchione; MANZATTO, Rômulo Felipe; SOUSA, Euler Santos de. Ensino e pesquisa em história econômica: perfil docente e das disciplinas de história econômica nos cursos de graduação de Economia no Brasil. Economic History & Business History, [S. l.], v. 18, n. 2, 2016. DOI: 10.29182/hehe.v18i2.414. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/414. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos