Ensino e pesquisa em história econômica: perfil docente e das disciplinas de história econômica nos cursos de graduação de Economia no Brasil

  • Alexandre Macchione Saes Departamento de Economia - FEA/USP, Bolsista CNPq.
  • Rômulo Felipe Manzatto Mestrando em Ciência Política pelo DCP/USP.
  • Euler Santos de Sousa Graduando em Economia pela FEA/USP
Palavras-chave: História Econômica, ensino de graduação, perfil docente, bibliometria, metodologia.

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar o perfil das disciplinas de História Econômica oferecidas nos cursos de graduação em economia no Brasil. Parte-se do pressuposto de que a construção das disciplinas de graduação, ainda que objetivamente delimitadas pelos programas de seus cursos, abre um espaço para a subjetividade dos professores por meio da seleção de suas bibliografias. Esta seleção que define o perfil de cada disciplina reflete a formação dos professores e o sentido que eles buscam dar ao curso. Assim, visando explicitar as variáveis que possam influenciar na construção dessas ementas, buscou-se também avaliar a formação dos docentes que lecionam disciplinas de história econômica nos cursos de Economia, com o intuito de traçar seus perfis e a influência dessa formação na construção do conhecimento disseminado em nossas Universidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Macchione Saes, Departamento de Economia - FEA/USP, Bolsista CNPq.
Professor do Departamento de Economia - FEA/USP e do Programa de Pós-Graduação em História Econômica - FFLCH/USP, Doutor em Economia pela Unicamp e Cientistas Social pela Unesp/Araraquara.
Rômulo Felipe Manzatto, Mestrando em Ciência Política pelo DCP/USP.

 Graduado em Economia pela FEA/USP, mestrando em Ciência Política pelo DCP/USP.

Euler Santos de Sousa, Graduando em Economia pela FEA/USP
Graduando em Economia pela FEA/USP
Publicado
2016-05-24
Como Citar
SAES, A. M.; MANZATTO, R. F.; SOUSA, E. S. DE. Ensino e pesquisa em história econômica: perfil docente e das disciplinas de história econômica nos cursos de graduação de Economia no Brasil. História Econômica & História de Empresas, v. 18, n. 2, 24 maio 2016.
Seção
Artigos