Os escravos que Saint-Hilaire viu

  • Flávio Rabelo Versiani UnB

Resumo

O presente trabalho pretende trazer uma contribuição em tal sentido, examinando os depoimentos, com relação à escravidão, de um dos mais importantes e freqüentemente citados entre aqueles viajantes: o naturalista francês Saint-Hilaire, que percorreu extensamente o Brasil entre 1816 e 1822. O exame dos relatos de Saint-Hilaire será feito tomando como referência algumas hipóteses e conclusões da literatura econômica sobre o escravismo.

A próxima seção expõe brevemente tópicos da análise econômica da escravidão relevantes para a discussão que se seguirá. Trata-se, depois, da postura de Saint-Hilaire diante da escravidão e de sua visão geral quanto às relações entre escravos e homens livres no Brasil. As seções subsequentes examinam as observações do Viajante sobre o escravismo na mineração, na cultura da cana-de-açúcar e em outras lavouras, e na criação de gado. Em seguida discutem-se alguns aspectos específicos do seu testemunho sobre as relações escravistas no Brasil. Uma seção final reúne as conclusões do artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-07-19
Como Citar
RABELO VERSIANI, F. Os escravos que Saint-Hilaire viu. História Econômica & História de Empresas, v. 3, n. 1, 19 jul. 2012.
Seção
Artigos