Os escravos que Saint-Hilaire viu
DOI:
https://doi.org/10.29182/hehe.v3i1.123Resumo
O presente trabalho pretende trazer uma contribuição em tal sentido, examinando os depoimentos, com relação à escravidão, de um dos mais importantes e freqüentemente citados entre aqueles viajantes: o naturalista francês Saint-Hilaire, que percorreu extensamente o Brasil entre 1816 e 1822. O exame dos relatos de Saint-Hilaire será feito tomando como referência algumas hipóteses e conclusões da literatura econômica sobre o escravismo.
A próxima seção expõe brevemente tópicos da análise econômica da escravidão relevantes para a discussão que se seguirá. Trata-se, depois, da postura de Saint-Hilaire diante da escravidão e de sua visão geral quanto às relações entre escravos e homens livres no Brasil. As seções subsequentes examinam as observações do Viajante sobre o escravismo na mineração, na cultura da cana-de-açúcar e em outras lavouras, e na criação de gado. Em seguida discutem-se alguns aspectos específicos do seu testemunho sobre as relações escravistas no Brasil. Uma seção final reúne as conclusões do artigo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, concedendo à revista apenas o direito de sua primeira publicação. Além disso, têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para a versão do trabalho publicada nesta revista, desde que reconhecida a publicação inicial neste periódico.