Nas margens do Atlântico: o comércio de produtos entre a África e o Brasil e sua relação com o candomblé

Autores/as

  • Rodrigo Pereira Museu Nacional da Quinta da Boa Vista (UFRJ) Laboratório de História da Experiências Religiosas (IH/UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v18i2.411

Resumen

O artigo versa sobre a formação de mercados consumidores de produtos africanos no Brasil atrelados as premissas religiosas do candomblé no século XIX a XXI. Assim, observaremos como três elementos da cultura material – o azeite de dendê, os moluscos e o pano da costa – prefiguravam nas pautas de comércio entre o Brasil e a África no século XIX. Contudo, após o fim do tráfico e a consequente queda nas relações entre as duas margens do Atlântico, outras formas de manutenção deste comércio se desenvolveram no século XX e nas primeiras décadas do XXI. Em especial, em centros de comércio como o Mercadão de Madureira (Rio de Janeiro), como espaço de oferta e consumo destes materiais. Tais locais permitiram a perpetuação das crenças e o desenvolvimento de mercados consumidores destes produtos na atualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Pereira, Museu Nacional da Quinta da Boa Vista (UFRJ) Laboratório de História da Experiências Religiosas (IH/UFRJ)

Bacharel e Licenciado Pleno em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de
Janeiro (UERJ) e Mestre em Arqueologia (Museu Nacional/UFRJ). Doutorando em Arqueologia (Museu Nacional/UFRJ) desde 2015. Pesquisador de religiões e religiosidades, em especial das religiões afrobrasileiras.
Em Antropologia pesquisa o candomblé debatendo micro política em terreiros, eventos de sucessão e temas relacionados à liminaridade. Quanto a arqueologia pesquisa, pela etnoarqueologia, elementos da cultura material e espaços edificados, rituais e profanos em casas de candomblé, bem como a formação e expansão dessa religião no estado do Rio de Janeiro. Possui ainda experiência na pesquisa de elementos ligados a etnicidade, rituais de passagem, história da imigração pomerana e alemã para o estado do Espírito Santo e historiografia do luteranismo no Brasil e Espírito Santo. Coordenou projetos, tanto em Antropologia como em Arqueologia, em órgãos como: no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na Secretaria de Obras do Estado do Rio de Janeiro (SEOBRAS), entre outros. Atualmente é Professor Colaborador no Departamento de História da UFRJ (graduação). 

Publicado

2016-05-24

Cómo citar

PEREIRA, Rodrigo. Nas margens do Atlântico: o comércio de produtos entre a África e o Brasil e sua relação com o candomblé. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 18, n. 2, 2016. DOI: 10.29182/hehe.v18i2.411. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/411. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos