Nas margens do Atlântico: o comércio de produtos entre a África e o Brasil e sua relação com o candomblé

  • Rodrigo Pereira Museu Nacional da Quinta da Boa Vista (UFRJ) Laboratório de História da Experiências Religiosas (IH/UFRJ)

Resumo

O artigo versa sobre a formação de mercados consumidores de produtos africanos no Brasil atrelados as premissas religiosas do candomblé no século XIX a XXI. Assim, observaremos como três elementos da cultura material – o azeite de dendê, os moluscos e o pano da costa – prefiguravam nas pautas de comércio entre o Brasil e a África no século XIX. Contudo, após o fim do tráfico e a consequente queda nas relações entre as duas margens do Atlântico, outras formas de manutenção deste comércio se desenvolveram no século XX e nas primeiras décadas do XXI. Em especial, em centros de comércio como o Mercadão de Madureira (Rio de Janeiro), como espaço de oferta e consumo destes materiais. Tais locais permitiram a perpetuação das crenças e o desenvolvimento de mercados consumidores destes produtos na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Pereira, Museu Nacional da Quinta da Boa Vista (UFRJ) Laboratório de História da Experiências Religiosas (IH/UFRJ)

Bacharel e Licenciado Pleno em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de
Janeiro (UERJ) e Mestre em Arqueologia (Museu Nacional/UFRJ). Doutorando em Arqueologia (Museu Nacional/UFRJ) desde 2015. Pesquisador de religiões e religiosidades, em especial das religiões afrobrasileiras.
Em Antropologia pesquisa o candomblé debatendo micro política em terreiros, eventos de sucessão e temas relacionados à liminaridade. Quanto a arqueologia pesquisa, pela etnoarqueologia, elementos da cultura material e espaços edificados, rituais e profanos em casas de candomblé, bem como a formação e expansão dessa religião no estado do Rio de Janeiro. Possui ainda experiência na pesquisa de elementos ligados a etnicidade, rituais de passagem, história da imigração pomerana e alemã para o estado do Espírito Santo e historiografia do luteranismo no Brasil e Espírito Santo. Coordenou projetos, tanto em Antropologia como em Arqueologia, em órgãos como: no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na Secretaria de Obras do Estado do Rio de Janeiro (SEOBRAS), entre outros. Atualmente é Professor Colaborador no Departamento de História da UFRJ (graduação). 

Publicado
2016-05-24
Como Citar
PEREIRA, R. Nas margens do Atlântico: o comércio de produtos entre a África e o Brasil e sua relação com o candomblé. História Econômica & História de Empresas, v. 18, n. 2, 24 maio 2016.
Seção
Artigos