O café no Brasil: produção e mercado mundial na primeira metade do século XX

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v22i2.619

Resumen

El objetivo de este artículo es presentar una interpretación acerca de los poderes hegemónicos en acción en el comercio mundial de café en la primera mitad del siglo XX, considerando las políticas de defensa adoptadas por el mayor productor (Brasil), la construcción de productores competidores y el delicado escenario característico Las guerras y la crisis económica mundial. Se destaca en el conjunto de informaciones presentadas los principales productores de café en el continente americano y en el mundo, los principales puertos de embarque en Brasil, así como los principales destinos de las bolsas exportadas. Utilizamos como fuente el Anuario Estadístico para el año 1948, publicado por la Secretaría de Hacienda del Estado de São Paulo, Brasil entre otras obras de apoyo sobre las condiciones de comercialización del producto a escala mundial y trabajos recientes, que versaron sobre el tema, desarrollados en programas de postgrado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rogério Naques Faleiros, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em História pela Universidade Estadual Paulista (1999), Mestrado em História Econômica (2002) e Doutorado (2007) em Economia Aplicada (área de concentração em História Econômica), ambos pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Sua experiência docente inclui passagens pela UNESP, UNICAMP e FACAMP. Atualmente é Professor Adjunto III do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Programa de Pós-Graduação em Política Social do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas. Foi membro titular (2012-13) da Câmara de Assessoramento da área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES). Publicou os livros Homens do Café (2008), lançado pela Holos Editora/Fapesp, e Fronteiras do Café (2010), lançado pela Edusc/Fapesp.

Pedro Geraldo Saadi Tosi, Sr., Universidade Estadual Paulista

ursou graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1980) e estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (1976-1981), obteve grau de mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Cursou Pós Doutorado em Pedagogia na Université Paris-Nord (2002). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho exercendo suas funções na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, câmpus de Franca, instituição a partir da qual exerceu funções de Chefia de Departamento e Coordenação do Curso de Graduação em História, além de ter participado em comissões técnicas, científicas, acadêmicas e de gestão - lecionou disciplinas relacionadas à economia e à metodologia da pesquisa nos cursos de Serviço Social, Relações Internacionais e Direito. Registra, também, considerável elenco de participação em órgãos colegiados da Universidade. Tem foco na área de História Econômica Geral, do Brasil e Regional. Atua como membro do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da FCHS, com ênfase em História e Cultura Social. Desenvolve pesquisas e ensina disciplina sobre Acumulação, Modernização e Sociabilidade nas cidades do complexo cafeeiro (1870-1950) e temas correlatos à História de São Paulo, Modernização nas regiões cafeeiras do Sudeste do Brasil e Urbanização da vida numa abordagem sócio-cultural. Tem experiência de coordenação, de produção de materiais didáticos, de supervisão e de docência em Programas de Formação Continuada de Professores como Orientador de Turmas nos cursos PEC/ForPROF, Pedagogia UNESP/Univesp e participou do Conselho de Curso do Programa Pedagogia Cidadã, com foco em gestão educacional, gestão de redes e sistemas educacionais; tendo contribuído com produtos educativos sobre Educação e Sociedade, Política Educacional, Metodologia do Ensino da História e Conteúdos e Didática da História, além de outros trabalhos em Programas Educacionais para ensino com apoio de novas tecnologias e em projetos de ensino que vencem distâncias. Atuou, de 2006 a 2014, como representante da UNESP nos Conselhos Municipais: de Defesa do Patrimônio Históricos, Turístico, Paisagístico, Artístico e Ambiental de Franca (CONDEPHAT) e no Municipal de Turismo (COMTUR) e exerce atualmente mandatos no Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Sapucai-Mirim e Grande (CBH-SMG). Exerce, adicionalmente, a Tutoria do Grupo Pet/História - convênio da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp com o MEC/SESU/DIFES - tendo participado como Membro do Comitê Local de Avaliação da UNESP. Exerce ainda a função de secretário e parecerista acadêmico da AMSC - Associação dos cafés finos da Alta-Mogiana.

Publicado

2019-12-19

Cómo citar

FALEIROS, Rogério Naques; SAADI TOSI, Pedro Geraldo. O café no Brasil: produção e mercado mundial na primeira metade do século XX. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 22, n. 2, 2019. DOI: 10.29182/hehe.v22i2.619. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/619. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos