O café no Brasil: produção e mercado mundial na primeira metade do século XX

The coffee in Brazil: production and world market in the first half of the 20th century

Resumo

O Objetivo deste artigo é apresentar uma interpretação acerca dos poderes hegemônicos em ação no comércio mundial de café na primeira metade do século XX, considerando as políticas de defesa adotadas pelo maior produtor (Brasil), a construção de produtores concorrentes e o delicado cenário caracterizado por Guerras e pela Crise Econômica Mundial. Destaca-se no conjunto de informações apresentadas os principais produtores de café no continente americano e no mundo, os principais portos de embarque no Brasil, bem como os principais destinos das sacas exportadas. Utilizamos como fonte o Anuário Estatístico para o ano de 1948, publicado pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, Brasil entre outras obras de apoio sobre as condições de comercialização do produto em escala mundial e trabalhos recentes, que versaram sobre o tema, desenvolvidos em programas de pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Naques Faleiros, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em História pela Universidade Estadual Paulista (1999), Mestrado em História Econômica (2002) e Doutorado (2007) em Economia Aplicada (área de concentração em História Econômica), ambos pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Sua experiência docente inclui passagens pela UNESP, UNICAMP e FACAMP. Atualmente é Professor Adjunto III do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Programa de Pós-Graduação em Política Social do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas. Foi membro titular (2012-13) da Câmara de Assessoramento da área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES). Publicou os livros Homens do Café (2008), lançado pela Holos Editora/Fapesp, e Fronteiras do Café (2010), lançado pela Edusc/Fapesp.

Pedro Geraldo Saadi Tosi, Universidade Estadual Paulista

Cursou graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1980) e estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (1976-1981), obteve grau de mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Cursou Pós Doutorado em Pedagogia na Université Paris-Nord (2002). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho exercendo suas funções na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, câmpus de Franca, instituição a partir da qual exerceu funções de Chefia de Departamento e Coordenação do Curso de Graduação em História, além de ter participado em comissões técnicas, científicas, acadêmicas e de gestão - lecionou disciplinas relacionadas à economia e à metodologia da pesquisa nos cursos de Serviço Social, Relações Internacionais e Direito. Registra, também, considerável elenco de participação em órgãos colegiados da Universidade. Tem foco na área de História Econômica Geral, do Brasil e Regional. Atua como membro do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da FCHS, com ênfase em História e Cultura Social. Desenvolve pesquisas e ensina disciplina sobre Acumulação, Modernização e Sociabilidade nas cidades do complexo cafeeiro (1870-1950) e temas correlatos à História de São Paulo, Modernização nas regiões cafeeiras do Sudeste do Brasil e Urbanização da vida numa abordagem sócio-cultural. Tem experiência de coordenação, de produção de materiais didáticos, de supervisão e de docência em Programas de Formação Continuada de Professores como Orientador de Turmas nos cursos PEC/ForPROF, Pedagogia UNESP/Univesp e participou do Conselho de Curso do Programa Pedagogia Cidadã, com foco em gestão educacional, gestão de redes e sistemas educacionais; tendo contribuído com produtos educativos sobre Educação e Sociedade, Política Educacional, Metodologia do Ensino da História e Conteúdos e Didática da História, além de outros trabalhos em Programas Educacionais para ensino com apoio de novas tecnologias e em projetos de ensino que vencem distâncias. Atuou, de 2006 a 2014, como representante da UNESP nos Conselhos Municipais: de Defesa do Patrimônio Históricos, Turístico, Paisagístico, Artístico e Ambiental de Franca (CONDEPHAT) e no Municipal de Turismo (COMTUR) e exerce atualmente mandatos no Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Sapucai-Mirim e Grande (CBH-SMG). Exerce, adicionalmente, a Tutoria do Grupo Pet/História - convênio da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp com o MEC/SESU/DIFES - tendo participado como Membro do Comitê Local de Avaliação da UNESP. Exerce ainda a função de secretário e parecerista acadêmico da AMSC - Associação dos cafés finos da Alta-Mogiana.

Publicado
2019-12-19
Como Citar
FALEIROS, R. N.; SAADI TOSI, P. G. O café no Brasil: produção e mercado mundial na primeira metade do século XX. História Econômica & História de Empresas, v. 22, n. 2, 19 dez. 2019.
Seção
Artigos