a junta da real fazenda em minas gerais e os projetos de abolição da circulação de ouro em pó (1770-1808):limites às reformas econômicas na colônia dentro da administração fazendária portuguesa

  • Alexandre Mendes Cunha
Palavras-chave: Administração fazendária. Erário Régio. Minas Gerais

Resumo

O presente artigo investiga a atuação em Minas Gerais da Junta da Administração e Arrecadação da Real Fazenda no que diz respeito aos diversos projetos apresentados a partir de 1770 ao Erário Régio em Lisboa versando sobre a abolição da circulação de ouro em pó. O artigo analisa o destaque da administração fazendária de Minas dentro do império, em particular por conta da importância assumida pelos tributos provenien­tes dessa região na estrutura das finanças do Estado português, e permite pensar, com base no tema específico da proibição da cir­culação de ouro em pó e da necessidade de introdução de larga soma em moeda metá­lica para as atividades comerciais na capitania, os limites às reformas econômicas na colônia impostos pela natureza em si do ordena­mento colonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
CUNHA, A. M. a junta da real fazenda em minas gerais e os projetos de abolição da circulação de ouro em pó (1770-1808):limites às reformas econômicas na colônia dentro da administração fazendária portuguesa. História Econômica & História de Empresas, v. 15, n. 2, 11.
Seção
Artigos