A Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas (FCEA) da Universidade de São Paulo (USP) e a escrita da História Econômica de Alice Piffer Canabrava

Autores

  • Otávio Erbereli Júnior Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v19i1.400

Palavras-chave:

Alice Canabrava, FCEA/USP, História Intelectual, História da Historiografia brasileira

Resumo

Neste artigo buscamos compreender alguns aspectos metodológicos da escrita da História Econômica de Alice Piffer Canabrava (1911-2003) em um momento-chave de sua trajetória: a conquista da Cadeira de História Econômica da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas (FCEA) da Universidade de São Paulo (USP). Para tanto, perpassamos sua tese de cátedra com o fito de explicitarmos suas escolhas quanto à temática, fontes, referências bibliográficas, procedimentos metodológicos e noções de temporalidade, à luz das concepções de alguns membros da banca examinadora: Afonso Taunay, Sérgio Buarque de Holanda e Paul Hugon.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otávio Erbereli Júnior, Universidade de São Paulo (USP)

Economista (UNESP), historiador (UEM), especialista em História (UEM), mestre em História e Sociedade (UNESP) e Doutorando em História Econômica na FFLCH/USP com bolsa CAPES.

Downloads

Publicado

2016-10-03

Como Citar

ERBERELI JÚNIOR, Otávio. A Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas (FCEA) da Universidade de São Paulo (USP) e a escrita da História Econômica de Alice Piffer Canabrava. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 19, n. 1, 2016. DOI: 10.29182/hehe.v19i1.400. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/400. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos