A Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas (FCEA) da Universidade de São Paulo (USP) e a escrita da História Econômica de Alice Piffer Canabrava

  • Otávio Erbereli Júnior Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Alice Canabrava, FCEA/USP, História Intelectual, História da Historiografia brasileira

Resumo

Neste artigo buscamos compreender alguns aspectos metodológicos da escrita da História Econômica de Alice Piffer Canabrava (1911-2003) em um momento-chave de sua trajetória: a conquista da Cadeira de História Econômica da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas (FCEA) da Universidade de São Paulo (USP). Para tanto, perpassamos sua tese de cátedra com o fito de explicitarmos suas escolhas quanto à temática, fontes, referências bibliográficas, procedimentos metodológicos e noções de temporalidade, à luz das concepções de alguns membros da banca examinadora: Afonso Taunay, Sérgio Buarque de Holanda e Paul Hugon.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otávio Erbereli Júnior, Universidade de São Paulo (USP)
Economista (UNESP), historiador (UEM), especialista em História (UEM), mestre em História e Sociedade (UNESP) e Doutorando em História Econômica na FFLCH/USP com bolsa CAPES.
Publicado
2016-10-03
Como Citar
ERBERELI JÚNIOR, O. A Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas (FCEA) da Universidade de São Paulo (USP) e a escrita da História Econômica de Alice Piffer Canabrava. História Econômica & História de Empresas, v. 19, n. 1, 3 out. 2016.
Seção
Artigos