Roberto Simonsen e a modernização do Brasil da Primeira República

  • Luiz Felipe Bruzzi Curi Universidade de São Paulo
  • Alexandre Macchione Saes Departamento de Economia da FEA/USP.
Palavras-chave: Roberto Simonsen, modernização, pensamento econômico brasileiro, Primeira República.

Resumo

Este artigo analisa uma fase pouco conhecida da atuação do historiador e economista Roberto Simonsen: sua formação acadêmica na Politécnica de São Paulo e seus textos dos anos 1910 e 1920, anteriores à publicação da História econômica do Brasil (1937) e ao famoso debate com Eugênio Gudin (1944-45). Nesse início de carreira, Simonsen dirigiu a Companhia Construtora de Santos, integrou a Missão comercial à Inglaterra e engajou-se num debate sobre o asfaltamento em São Paulo. Desenvolve-se a ideia de que, neste momento, Simonsen estava preocupado com questões relativas à modernização do Brasil, que eram distintas dos problemas tratados posteriormente, relacionados à evolução industrial do Brasil e ao planejamento econômico. Nesse sentido, busca-se ressaltar especificidades que matizam rótulos e generalizações comumente atribuídos ao pensamento de Simonsen, tais como desenvolvimentista, precursor da CEPAL e antecipador da economia do desenvolvimento.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Bruzzi Curi, Universidade de São Paulo

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História Econômica - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humans da USP.

Mestre em História Econômica pelo mesmo Programa.

Bacharel em Economia pela UFMG.

Alexandre Macchione Saes, Departamento de Economia da FEA/USP.
Doutor em Desenvolvimento Econômico/História Econômica pelo IE/Unicamp.
Publicado
2015-03-17
Como Citar
BRUZZI CURI, L. F.; SAES, A. M. Roberto Simonsen e a modernização do Brasil da Primeira República. História Econômica & História de Empresas, v. 17, n. 2, 17 mar. 2015.
Seção
Artigos