“Casa Sportman – sempre imitada, nunca igualada”: estratégias de um empreendimento e dinâmicas de consumo (Rio de Janeiro; 1909-1922)

Authors

  • João Manuel Casquinha Malaia Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Victor Andrade de Melo Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v23i2.752

Abstract

Despite the intensity of the relationship between sport and the business world, in Brazil, there are few historical studies developed on the subject. Considering this gap, this article aims to discuss the trajectory of the pioneer Fluminense company specialized in the sale of sporting products: Casa Sportman. The intention is to debate, in its first period of operation, from 1909 to 1922, the strategies adopted by its owner, Manoel da Silva Mattos, in order to insert his enterprise in the consumption dynamics that was structured in Rio de Janeiro in the first decades of the 20th century. As sources, the Official Gazette and periodicals were used. Business History was adopted as an alternative research.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Victor Andrade de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua no Programa de Pós-Graduação em História Comparada/Instituto de História e no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, onde também leciona na graduação. Nesta universidade, foi coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (2017-2019), bem como vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em História Comparada. É também professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer/Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou em programas de mestrado na Argentina, Colômbia e Uruguai. Realizou estudos de pós-doutorado em Teoria Crítica da Cultura, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (sob supervisão de Heloísa Buarque de Hollanda); em História Social, na Universidade Federal Fluminense (sob supervisão de Daniel Aarão Reis); e em Educação, na Universidade Federal de Santa Catarina (sob supervisão de Alexandre Vaz). É bolsista de Produtividade de Pesquisa desde 2003 (atualmente nível 1D; 2018-2022). Foi agraciado em três oportunidades com o auxílio Cientista de Nosso Estado/Faperj (2013-2016; 2017-2019; 2019-2022), depois de ter sido por duas vezes Jovem Cientista do Nosso Estado/Faperj (2003-2005; 2009/2011). É coordenador do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (www.sport.historia.ufrj.br) e membro do Laboratório de Estudos da Educação do Corpo (Labec/UFRJ). Já coordenou projetos de caráter internacional (com recursos do Programa Prosul/CNPq, com países da América do Sul, e do Programa CPLP/CNPq, com países da África). Foi dirigente de entidades científicas nacionais (Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer) e internacionais (Red Iberoamericana de Animación Sociocultural e Fórum Permanente de Tiempo Libre y Recreación). As ênfases das suas pesquisas são: História do Esporte, da Educação Física, do Lazer e das Práticas Corporais; História da Educação; Estudos do Lazer e da Animação Cultural; e Estudos Culturais.

Published

2020-12-08

How to Cite

SANTOS, João Manuel Casquinha Malaia; ANDRADE DE MELO, Victor. “Casa Sportman – sempre imitada, nunca igualada”: estratégias de um empreendimento e dinâmicas de consumo (Rio de Janeiro; 1909-1922). Economic History & Business History, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 495–525, 2020. DOI: 10.29182/hehe.v23i2.752. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/752. Acesso em: 4 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos