Dinâmica econômica recente e reestruturação produtiva no Rio Grande do Norte (1970-2000)

  • Marconi Gomes Silva UFRN
Palavras-chave: Reestruturação produtiva, Dinâmica econômica, Rio Grande do Norte, Novas dinâmicas, Terciário

Resumo

Tem-se como propósito no presente trabalho, o estudo das transformações da economia do Rio Grande do Norte nas últimas três décadas do século XX. A objetivação de tal propósito implicou apresentar o processo de reestruturação das atividades preexistentes, bem como a emergência de novas atividades que imprimiram “novas dinâmicas” à economia estadual, fazendo com que a economia potiguar passasse da condição de economia fundada em atividades agropecuárias e extrativas à de economia baseada em atividades urbanas. A hipótese central do trabalho é que o Estado teve papel preponderante na configuração e reconfiguração espacial da produção no Rio Grande do Norte nas décadas estudadas. O trabalho baseia-se em revisão da literatura que estuda a economia potiguar em parte do período estudado, bem como em dados publicados pelo Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marconi Gomes Silva, UFRN

Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e integrante dos seguintes grupos: Grupo de Estudos e Pesquisas em Economia Política do Desenvolvimento (GEEPD), Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade (GEPETIS), Núcleo de Estudos Multissetoriais, Estratégicos e Conjunturais (NEMEC) e do Observatório das Metrópoles/Natal-RN.

Publicado
2014-06-28
Como Citar
SILVA, M. G. Dinâmica econômica recente e reestruturação produtiva no Rio Grande do Norte (1970-2000). História Econômica & História de Empresas, v. 17, n. 1, 28 jun. 2014.
Seção
Artigos