A internacionalização de empresas brasileiras: o caso do Grupo Gerdau

Autores

  • Luciane Goulart
  • Nilson de Paula

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v13i1.3

Resumo

Este artigo trata do processo de internacionalização do Grupo Gerdau e das estratégias adotadas ao longo dessa trajetória. Nos anos 1980, após firmar-se como produtora de aço bruto no Brasil, a empresa se volta para outros países, através de iniciativas de IDE (Integrated Development  Environment).  Entre 1989  e 1993, o governo brasileiro, seguindo as tendências de privatização da indústria siderúrgica em  todo o mundo, implementou o Plano de Saneamento do Sistema Siderbrás e o Programa  Nacional de Desestatização (PND). Durante esse período, a empresa adquiriu importantes usinas, tornando-se um dos cinco grupos mais destacados do ramo de siderurgia no país. Foi,  a partir dessas aquisições, que ganhou fôlego  para se lançar internacionalmente com maior  intensidade, especialmente a partir da década  de 1990. A estratégia para a empresa passar  a produzir em outros países deu-se através  do  IDE,  geralmente  assumindo  o  controle  acionário  de  siderúrgicas  já  estabelecidas. Atualmente, a empresa produz aços em países  como Argentina, Canadá, Chile, EUA, Espanha, entre outros, constituindo uma grande  empresa internacional.

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Publicado

2012-07-10

Como Citar

GOULART, Luciane; DE PAULA, Nilson. A internacionalização de empresas brasileiras: o caso do Grupo Gerdau. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 13, n. 1, 2012. DOI: 10.29182/hehe.v13i1.3. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/3. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos