Em busca do consenso empresarial: a crise do desenvolvimentismo nas páginas da revista Vida Industrial

Autores

  • Mário Danieli Neto UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL-MG)
  • Jean Talvani Costa Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v24i2.711

Resumo

Este artigo tem como objetivo a identificação e interpretação dos elementos discursivos mobilizados pelo empresariado industrial de Minas Gerais filiado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) por meio da revista Vida Industrial entre 1961 e 1964. Consideramos que tais estratégias tinham como objetivo estabelecer um consenso de classe e que sua urgência se dava em um quadro de crise econômica, política e social do modelo nacional-desenvolvimentista, sobretudo durante o governo de João Goulart. Ressaltamos as reivindicações da indústria em tempos de crise e a organização da retórica de oposição em um contexto de radicalização política e social. A retórica de exortação à união e coesão de classe buscou atribuir um sentido histórico ao papel “cívico” compreendido pelo empresariado mineiro em relação à nação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Danieli Neto, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL-MG)

Doutor em Economia Aplicada (área de concentração História Econômica) pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) e prof. adjunto de História do Brasil da UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL-MG).

Downloads

Publicado

2021-06-21

Como Citar

DANIELI NETO, Mário; COSTA, Jean Talvani. Em busca do consenso empresarial: a crise do desenvolvimentismo nas páginas da revista Vida Industrial. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 429–462, 2021. DOI: 10.29182/hehe.v24i2.711. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/711. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos