Exercício de “história local”: uma saga na trajetória moveleira do planalto norte catarinense

Autores/as

  • Hoyêdo Nunes Lins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gustavo Rugoni de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v17i2.297

Palabras clave:

Indústria moveleira, planalto norte catarinense, Móveis CIMO, trajetória secular, “criação” de espaço

Resumen

No planalto norte de Santa Catarina, a história local e regional se entrelaça com as histórias do setor moveleiro e do empreendimento conhecido por Móveis CIMO. Após referir ao destaque nacional do aglomerado moveleiro presente na região, o artigo narra o secular percurso daquela empresa, descrevendo suas várias fases, com razões sociais que espelharam composições societárias particulares. Dá-se realce às inovações de produto e de processo produtivo, sublinhando o pioneirismo na produção seriada e a solução dada a problema que se mostrou desafiador quando o perfil moveleiro do empreendimento se consolidou. Também se acentua o papel precursor da empresa na constituição daquela aglomeração moveleira e na “criação” de espaço no planalto norte. A decretação da sua falência, em 1982, é apontada como o fim de uma era na produção regional de móveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hoyêdo Nunes Lins, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor vinculado ao Departamento de Economia e Relações Internacionais e aos programas de pós-graduação em Economia e em Relações Internacionais

Gustavo Rugoni de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina

Economista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina

Publicado

2015-03-17

Cómo citar

LINS, Hoyêdo Nunes; SOUSA, Gustavo Rugoni de. Exercício de “história local”: uma saga na trajetória moveleira do planalto norte catarinense. História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 17, n. 2, 2015. DOI: 10.29182/hehe.v17i2.297. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/297. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos