Negócios de mineiros: comércio e produção da riqueza na crise da escravidão (c.1850-1880)

Autores/as

  • Paula Chaves Teixeira Pinto Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ); Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense.

DOI:

https://doi.org/10.29182/hehe.v20i1.492

Palabras clave:

Minas Gerais, redes mercantis, comércio interprovincial

Resumen

Este artigo tem como objetivo explorar as relações mercantis entre a província de Minas Gerais e o Rio de Janeiro, através do estudo da rede de negócios que ligou a comarca do Rio das Mortes à capital do Império. Para tanto, recorremos ao caso do fazendeiro mineiro Gervásio Pereira Alvim e seus contatos firmados na praça carioca e em outras praças da província de Minas Gerais, na segunda metade do século XIX.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Chaves Teixeira Pinto, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ); Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense.

Paula Chaves Teixeira Pinto é professora Adjunta 1, nível 1, contrato temporário, do Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas da Universidade Federal de São João del Rei. Doutora e Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Graduada em História, licenciatura e bacharelado, pela UFSJ. Recentemente, tive a minha tese premiada, segundo lugar, menção honrosa no prêmio ABPHE Teses e dissertações, biênio 2014-2016. Foi professora militar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar.

Publicado

2017-07-31

Cómo citar

TEIXEIRA PINTO, Paula Chaves. Negócios de mineiros: comércio e produção da riqueza na crise da escravidão (c.1850-1880). História Econômica & História de Empresas, [S. l.], v. 20, n. 1, 2017. DOI: 10.29182/hehe.v20i1.492. Disponível em: https://hehe.org.br/index.php/rabphe/article/view/492. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos