Estratégias de mobilidade de imigrantes e seus descendentes por meio do setor coureiro-calçadista da cidade de Franca (SP): um diálogo com a literatura acadêmica

  • Marco Antônio Brandão Universidade Estadual Paulista, Campus Franca, Franca, São Paulo
Palavras-chave: Empresariado industrial. Setor coureiro-calçadista da cidade de Franca (SP). Imigrantes e seus descendentes. Mobilidade social. Literatura acadêmica.

Resumo

Na literatura acadêmica sobre o processo de industrialização ocorrido no estado de São Paulo, houve a predominância de uma concepção pautada numa realidade encontrada na capital paulista. Nesta, provou-se que o empresariado industrial proveio de setores abastados estrangeiros e de pessoas e capitais oriundos da chamada elite cafeeira. Tais resultados influenciaram estudos sobre realidades interioranas, havendo, para certos casos, a reprodução mecânica de cenários, tornando- os semelhantes ao da cidade de São Paulo. Nosso estudo desmistifica essa pré-concepção em relação à formação da classe empresarial do setor coureiro-calçadista no município de Franca (SP), mostrando o fato de imigrantes e seus descendentes pobres terem tido uma participação considerável para a existência dessa classe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antônio Brandão, Universidade Estadual Paulista, Campus Franca, Franca, São Paulo
Estudante de pós-doutorado da UNESP, Campus Franca
Como Citar
BRANDÃO, M. A. Estratégias de mobilidade de imigrantes e seus descendentes por meio do setor coureiro-calçadista da cidade de Franca (SP): um diálogo com a literatura acadêmica. História Econômica & História de Empresas, v. 17, n. 1, 11.
Seção
Artigos