Crédito hipotecário na expansão e auge da economia da borracha: características da praça de Belém do Pará (1870-1899)

  • Leonardo Milanez de Lima Leandro Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - UFPA
  • Renato Leite Marcondes Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP)
  • Fábio Carlos da Silva Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - UFPA
Palavras-chave: Hipoteca, Borracha, Crédito local, Comércio, Belém.

Resumo

O estudo analisa o crédito hipotecário em Belém do Pará. O objetivo foi identificar as características desse recurso financeiro dentro da economia da borracha, sendo um estudo pioneiro para a região. Os dados analisados correspondem aos registros de 2.175 documentos, que foram coletados no Cartório do 1º Serviço de Registro de Imóveis de Belém, especificamente do Livro de Registro de Hipotecas (Livros 2 – A, C e F), abrangendo o período de 1870-1899. Os resultados da pesquisa apontaram para uma dinâmica de crédito local, com pouca participação de agentes ou capitais de fora do país ou mesmo da região amazônica. Supõe-se, portanto, que tal recurso foi utilizado para estimular os investimentos não somente na produção de borracha, mas na própria economia paraense, dinamizando-a nessa fase da expansão e auge da atividade gomífera.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Milanez de Lima Leandro, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - UFPA
Pernambucano, Administrador, Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará. Doutorando no mesmo Núcleo.
Publicado
2015-11-13
Como Citar
LEANDRO, L. M. DE L.; MARCONDES, R. L.; SILVA, F. C. DA. Crédito hipotecário na expansão e auge da economia da borracha: características da praça de Belém do Pará (1870-1899). História Econômica & História de Empresas, v. 18, n. 1, 13 nov. 2015.
Seção
Artigos